Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ELIAN MATTE

Repórter que denunciou assédio sexual de diretor da Record é demitido

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O jornalista Elian Matte em foto de seu Instagram

O jornalista Elian Matte foi demitido após denunciar assédio sexual de diretor da Record

DANIEL CASTRO e DANIEL FARAD

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 23/4/2024 - 20h12
Atualizado em 23/4/2024 - 20h24

Elian Matte foi desligado da Record na tarde desta terça (23). O repórter havia denunciado o diretor de Recursos Humanos da emissora, Márcio Santos, por assédio sexual no ambiente de trabalho. O profissional, que estava na equipe do Câmera Record, estava afastado da Redação --atuando em home office após ter sido diagnosticado com síndrome de Burnout.

Matte afirma que foi "vítima de uma emboscada" em entrevista à colunista Fábia Oliveira, do Metrópoles. Ele diz que foi pressionado por uma funcionária do RH a assinar a papelada de seu desligamento. "Mas eu não assinei, pois fui orientado que não poderiam me demitir até julho, porque estou em tratamento de saúde justamente por causa da Record", declara.

A informação foi confirmada pelo Notícias da TV com fontes nos bastidores. Procurada, a Record não se pronunciou até a publicação deste texto.

Até o momento, Matte ainda mantém em sua biografia do Instagram que faz parte da equipe do Câmera Record, atuando junto de Roberto Cabrini. Ele atualmente é roteirista do programa.

O repórter havia formalizado uma denúncia contra Márcio Santos em novembro de 2023. Nela, descreveu pedidos insistentes para encontros que "prejudicaram seu trabalho e sua saúde mental".

De acordo com o boletim de ocorrência obtido pela reportagem, o diretor passou a enviar mensagens de texto com teor sexual e a vigiá-lo pelo sistema interno de câmeras.

Santos foi demitido em abril deste ano e estava afastado do trabalho desde que começaram as investigações da denúncia de assédio. Estava previsto que ele manteria seu vínculo com a Record durante mais um ano, mas o andamento do caso na polícia fez a emissora optar pelo desligamento.

Ele também foi indiciado pela Polícia Civil de São Paulo por suspeita de ter cometido o crime.

Entenda o caso

Matte diz que o assédio do ex-diretor da Record começou com convites particulares em sua sala de reuniões. O Notícias da TV ainda descobriu que o profissional recebia fotos dele mesmo, obtidas pelo sistema de câmeras da Record, com mensagens íntimas e elogios ao seu corpo. As investidas começaram em 2022 e evoluíram para ameaças em 2023.

"São pedidos insistentes para sair e, apesar das minhas negativas, continuou com conversas onde pergunta o tamanho do meu órgão genital, onde diz que tem ciúme doentio de mim e que precisa de ajuda médica. Em uma das mensagens, pediu para que eu não chegasse perto do carro dele no estacionamento, pois me sequestraria", relatou ele, em depoimento à polícia.

Record demite diretor

A Record também optou por demitir  Marcelo Trindade, responsável pela diretoria de Planejamento e Produção Executiva de Jornalismo,  na segunda (22). Ele teria agido com negligência diante das denúncias de Matte e o desencorajado a fazer as denúncias, de acordo com dossiê obtido pela revista Piaui. A informação é do IG e confirmada pela emissora.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.